quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Atividade 2. 6: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Professoras: Ana Angélica
Elen Carla
Jusivânia
Plano de Aula
Tema: Conhecendo o Teorema de Pitágoras
Duração: 05 aulas
Turma: 9º Ano
Disciplinas envolvidas: Matemática e Artes
Objetivos:
- Rever os conceitos de triângulos;
- Conhecer a biografia de Pitágoras;
- Relacionar as áreas dos quadrados construídos a partir dos lados de um triângulo retângulo;
- Compreender a relação entre hipotenusa e catetos abordada no Teorema de Pitágoras;
Identificar e Resolver situações que envolvam a utilização desse Teorema.
Metodologia:
Iniciar a aula fazendo uma revisão da classificação dos triângulos utilizando o conhecimento prévio dos alunos, dando continuidade a aula faremos uma abordagem da História da Matemática tendo como foco Pitágoras e sua participação em estudos matemáticos, principalmente no estudo das propriedades do triângulo retângulo. Esse trabalho pode ter como base pesquisas realizada pelos próprios alunos fazendo o uso de links estimulando assim a navegação num hipertexto. Depois de concluir a pesquisa os alunos iniciarão uma atividade prática desenhando em uma folha de papel um triângulo retângulo, para facilitar a compreensão dos resultados pode-se estipular as dimensões do triângulo (lados: 5cm, 4cm, 3cm). Em seguida iremos lançar questões que levem a classe a buscar regularidades em outros triângulos retângulos e sua relação com situações-problemas do seu cotidiano.
Recursos:
Computador
Cartolina
Tesouras
Régua
Cola
Lápis de cor
Micro system
cd
Avaliação
Ao final das atividades, espera-se que os alunos estejam aptos para:
- Sintetizar de forma oral a história do matemático Pitágoras;
- Utilizar as nomenclaturas relacionadas ao estudo do triângulo (cateto oposto, cateto adjacente, hipotenusa);
- Compreender a relação entre as medidas dos catetos e da hipotenusa de um triângulo retângulo;
Interpretar e resolver situações envolvendo a aplicação do Teorema de Pitágoras.
Referências Bibliográficas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.prof2000.pt/users/paulap/pitagoras.html
http://www.youtube.com/watch?v=qjvy2jcbv8w&hl=pt-BR
BONJORNO, José Roberto. Matemática: fazendo a diferença. 1ª Ed. – São Paulo: FTD, 2006.
GIOVANNI, José Ruy. A conquista da matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002.
Atividade 2. 5: Criando um portifólio em hipertexto, o hiper-portiólio
Atividade 4: Conhecendo e comentando os trabalhos dos colegas
Concordo com as sua colocações, pois, também não tivemos dificuldades para visitarmos os sites e os links. Sabendo que atualmente existe a necessidade de estamos informados, procuramos experimentarmos e aprendermos a navegarmos. Atualmente existe a necessidade de estamos atualizados,
pois vivemos em uma era, onde os cidadãos devem acompanhar o crescimento tecnológico de um mundo globalizado, ainda que lentamente.
Um abraço.
Atividade 2. 3: O que é Hipertexto
O que é Hipertexto?
A palavra hipertexto é de origem grega, o prefixo hiper - ("υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re) construção coletiva.
O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Hipertexto é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas.
http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html
É um conjunto de textos com palavras interconectadas a outras palavras, imagens e sons, contidos em outros textos formando uma teia ou labirinto que se dá através da navegação em um texto digital com velocidade precisão e dinamismo.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. É mais uma forma de se trabalhar com uma ferramenta que muitos alunos sabem utilizar melhorando a qualidade das aulas e consequentemente o processo ensino aprendizagem e ainda perceber a satisfação de estar participando de um processo dinâmico e atual como é o uso de hipertexto.
Trata-se de um dilema complicado de ser resolvido na prática, uma vez que alguns alunos atravessam uma fase de deslumbramento com a tecnologia, em que se encontram curiosos e dificilmente conseguem organizar-se a fim de se concentrar em um só site ou tema de cada vez.
É notório que estamos diante de um grande problema. E muitas vezes alguns dos alunos não têm acesso e nem sabem utilizar o computador e os que possuem a prática, acabam fazendo o uso incorreto. O docente tem como desafio apresentar essa nova forma de conhecimento digitalizado, para alunos ávidos de saber ao navegar por hiperlinks, demonstrem satisfação e consequentemente as aulas com essa ferramenta irão dinamizar tornar a prática pedagógica mais fascinante e prazerosa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto