sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Atividade 8: Divulgação dos resultados do trabalho por projeto


PROJETO
MEIO AMBIENTE E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR

APRESENTAÇÃO

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, populares e intelectuais, expressadas na interação que os grupos humanos têm em seu ambiente de vida.

Cultura é ação ou maneira de cultivar algo.

JUSTIFICATIVA

A cultura popular merece uma atenção muito especial e necessária para a sua valorização.

A educação de nossas crianças através desse trabalho deve ultrapassar as fronteiras da sala de aula entrando no ambiente familiar, tocando corações, plantando sonhos e colhendo realizações valorizando os diversos aspectos culturais de nosso povo.

OBJETIVO

Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar e agir, visando reflexões sobre o cultivo de atitudes de proteção e conservação dos ambientes e a valorização da sua cultura, melhorando suas condições vida e da comunidade.

METODOLOGIA

Oficinas para confecção de painéis

Jogos e cartazes

Visitas a residências na comunidade

Confecção do material e levantamento de dados

Construção de painel.

AVALIAÇÃO

No decorrer do desenvolvimento do Projeto observando as atitudes dos alunos nos diversos momentos das atividades, discutindo os resultados alcançados.

ANEXO

Atividade 7: Atividade pedagógica desenvolvida através de projeto

O trabalho com projeto permite que o aluno tenha responsabilidade pessoal no contexto, onde ele aprenda a participar elaborar e decidir estratégias de ação na participação das atividades propostas pelo professor, sendo co- responsável pelos trabalhos realizados individualmente ou de forma coletiva. A escolas que leciono, realizou o projeto “Meio Ambiente e Valorização da Cultura Popular”. Desenvolveu nos alunos a capacidade de reflexões sobre o cultivo de atitudes de proteção e conservação dos ambientes e a valorização da sua cultura. Além da consciência ecológica nos alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. A Escola possui cerca de 540 alunos e localiza- se no Povoado Salobra I, na cidade de Simão Dias. Foi necessário conscientizar e envolver os alunos para a importância do projeto, para somente depois, começar realmente as atividades. O processo de conscientização foi desenvolvido por meio de conversas e debates nas aulas. Depois, teve início às atividades propriamente ditas, que foram da simples confecção de cartazes, dramatizações a uma visita na comunidade. Na realização do projeto, houve vários trabalhos como músicas, peças, coreografias, contos, mitos, danças folclóricas, cantigas de roda, simpatias, religiões, medicina popular, culinária, rezas, artesanato, literatura de cordel, dramatização, lendas contadas em história em quadrinhos, antiguidades e objetos antigos. Todos os cartazes foram explorados pelos alunos, com a participação dos pais e alunos de outras escolas e pessoas da comunidade. Quanto ao uso de Tecnologias e mídia na escola, foram utilizados: televisão, DVD, CD, o uso do computador embora de forma reduzida, a Internet por parte de alguns alunos e aparelhos de som. A culminância do projeto ocorreu dia 29 de agosto, com uma mostra cultural apresentando os vários temas que foram desenvolvidos durante a aplicação do projeto. Foi notório, mudança de atitude dos alunos, participando ativamente em todos os momentos. Em suma, percebemos melhoras significativas na visão e na consciência ambiental e cultural dos alunos sobre o trabalho desenvolvido por meio de projeto, realizado no contexto local. O sucesso que alcançamos no final foi muito importante contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.

Atividade 6: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

A educação é alvo constante de preocupações, debates e investimentos por parte dos governos, empresários e da sociedade como um todo. Atualmente é discutida a importância de se repensar as práticas pedagógicas para enfrentar os desafios provenientes da globalização, e da revolução nas tecnologias de comunicação e informação. É notório que o uso da oratória, lousa e giz deixaram de ser os únicos recursos em sala de aula. Passou-se a buscar formas para permitir visualizar os exemplos dados em sala de aula, acerca dos conteúdos. Uma nova fase veio agregar à aula recursos para auxiliar o professor. Com o avanço da tecnologia surgem os retroprojetores, as transparências passam a auxiliar na construção do conhecimento, oferecendo apresentações projetadas, preparadas com calma e antecedência, substituindo a lousa em alguns tópicos e até mesmo gravuras.

Os recursos audiovisuais passaram a ser apoio fundamental para as aulas em classe. O DVD, o computador e a multimídia vem contribuir com os recursos que tornam uma aula mais interessante.

Hoje, o aluno independente da camada sócio-econômica a que pertençam, está acostumado com a velocidade das informações, pois, os recursos tecnológicos utilizados nas programações audiovisuais, visam facilitar a compreensão das notícias, a informação de forma resumida e rápida. Na sala-de-aula, ao contrário, os alunos encontram professores que só dispõem de giz, lousa e a oratória para transmitir o saber. O professor tem a missão de transmitir o conhecimento apropriado para o estudante, o que para o mundo atual é contraditório. A forma tradicional de ensino leva ao desinteresse e desmotivação, dificultando o processo de aprendizagem. Para que o professor integre os recursos tecnológicos, faz-se necessário que ele aprenda a operacionalizar os mesmos e também disponha deles nas escolas, não rejeitando as práticas pedagógicas tradicionais, como o uso do giz e verbalização, uma não anula a outra. Tudo se encaixa de maneira prática. No processo ensino aprendizagem, vale utilizar vários meios pra apresentar o mesmo conteúdo. Cada meio tem a sua especificidade e contribui para determinado tipo de aprendizado, o importante é que o modo de pensar e de perceber desenvolva mentes e valorize a vivência de cada um de modo significativo e prazeroso.

Atividade 5: Análise de uma experiência didática


Realizei uma atividade com minha turma de 7ª série sobre o Sistema Digestório. Inicialmente fizemos a demonstração por meio de cartazes para darmos sentido ao conceito. Todos desenharam em um papel madeira o corpo humano com os órgãos que compõe o sistema. Após, levei o vídeo da série O Corpo Humano para mostrar aos meus alunos como funciona e o trajeto percorrido pelo alimento até chegar nas células . Foi muito importante e interessante a forma que eles assistiram ao vídeo. Todos ficaram atentos e instigados a produzir outras atividades que o vídeo exibia. Ficaram motivados a discutir o tema, comparando material sugerido no vídeo com o seu próprio corpo. Utilizei o momento do entusiasmo deles para realizar atividades práticas para assim explorar os demais conceitos.

Com essa atividade foi possível perceber o quanto os meios tecnológicos são importantes no auxilio do meu trabalho, contribuindo para o desenvolvimento das aulas de forma dinâmica no nosso cotidiano.