quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Atividade 2. 3: O que é Hipertexto

O que é Hipertexto?

A palavra hipertexto é de origem grega, o prefixo hiper - ("υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re) construção coletiva.

O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

Hipertexto é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas.

http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html

É um conjunto de textos com palavras interconectadas a outras palavras, imagens e sons, contidos em outros textos formando uma teia ou labirinto que se dá através da navegação em um texto digital com velocidade precisão e dinamismo.

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. É mais uma forma de se trabalhar com uma ferramenta que muitos alunos sabem utilizar melhorando a qualidade das aulas e consequentemente o processo ensino aprendizagem e ainda perceber a satisfação de estar participando de um processo dinâmico e atual como é o uso de hipertexto.

Trata-se de um dilema complicado de ser resolvido na prática, uma vez que alguns alunos atravessam uma fase de deslumbramento com a tecnologia, em que se encontram curiosos e dificilmente conseguem organizar-se a fim de se concentrar em um só site ou tema de cada vez.

É notório que estamos diante de um grande problema. E muitas vezes alguns dos alunos não têm acesso e nem sabem utilizar o computador e os que possuem a prática, acabam fazendo o uso incorreto. O docente tem como desafio apresentar essa nova forma de conhecimento digitalizado, para alunos ávidos de saber ao navegar por hiperlinks, demonstrem satisfação e consequentemente as aulas com essa ferramenta irão dinamizar tornar a prática pedagógica mais fascinante e prazerosa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário