sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Atividade 6: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

A educação é alvo constante de preocupações, debates e investimentos por parte dos governos, empresários e da sociedade como um todo. Atualmente é discutida a importância de se repensar as práticas pedagógicas para enfrentar os desafios provenientes da globalização, e da revolução nas tecnologias de comunicação e informação. É notório que o uso da oratória, lousa e giz deixaram de ser os únicos recursos em sala de aula. Passou-se a buscar formas para permitir visualizar os exemplos dados em sala de aula, acerca dos conteúdos. Uma nova fase veio agregar à aula recursos para auxiliar o professor. Com o avanço da tecnologia surgem os retroprojetores, as transparências passam a auxiliar na construção do conhecimento, oferecendo apresentações projetadas, preparadas com calma e antecedência, substituindo a lousa em alguns tópicos e até mesmo gravuras.

Os recursos audiovisuais passaram a ser apoio fundamental para as aulas em classe. O DVD, o computador e a multimídia vem contribuir com os recursos que tornam uma aula mais interessante.

Hoje, o aluno independente da camada sócio-econômica a que pertençam, está acostumado com a velocidade das informações, pois, os recursos tecnológicos utilizados nas programações audiovisuais, visam facilitar a compreensão das notícias, a informação de forma resumida e rápida. Na sala-de-aula, ao contrário, os alunos encontram professores que só dispõem de giz, lousa e a oratória para transmitir o saber. O professor tem a missão de transmitir o conhecimento apropriado para o estudante, o que para o mundo atual é contraditório. A forma tradicional de ensino leva ao desinteresse e desmotivação, dificultando o processo de aprendizagem. Para que o professor integre os recursos tecnológicos, faz-se necessário que ele aprenda a operacionalizar os mesmos e também disponha deles nas escolas, não rejeitando as práticas pedagógicas tradicionais, como o uso do giz e verbalização, uma não anula a outra. Tudo se encaixa de maneira prática. No processo ensino aprendizagem, vale utilizar vários meios pra apresentar o mesmo conteúdo. Cada meio tem a sua especificidade e contribui para determinado tipo de aprendizado, o importante é que o modo de pensar e de perceber desenvolva mentes e valorize a vivência de cada um de modo significativo e prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário